Programas instalados? Sem problemas? Qualquer coisa deixe um comentário.
Abra o Visual Studio C#. Talvez essa primeira inicialização demore um pouco.
Vá no Menu "File" -> "New" -> "Project"
Vai aparecer uma tela com opções do que pode ser criado.
Na árvore "Visual C#" lá em baixo tem a opção "XNA Game Studio 4.0"
Selecione-a e dê um nome para o projeto. Aqui dei o nome de "Tutorial1"
O Visual Studio se encarregará de criar tudo o que é necessário para um jogo funcionar. Infelizmente só faz o básico :) e para provar isso vá no menu "Bebbug" -> "Start Debbugging" ou aperte "F5" ou encontre a setinha verde na barra de Menus.
O Visual Studio criou o basico para que um jogo funcione e os passos acima nos levaram a uma Janela com um fundo azul claro, sem mouse e sem nada. Esse será nosso ponto de partida!
Breve explicação sobre o que aconteceu até agora.
O visual Studio criou o projeto, procure uma barra chamada "Solution Explorer" no canto direito do Visual Studio, apratir de agora apenas VS. Abra e você verá o nome do projeto e sua raiz "Solution: 'Tutorial1' (2 Projects)".
No primeiro projeto temos o jogo em si "Tutorial 1". Nele temos varios arquivos e os que nos importam agora são os arquivos: "Program.cs" e "Game1.cs", de um clique duplo sobre "Program.cs".
Vai abrir o arquivo com o código de "Program.cs" e o que vemos aqui é o básico para que um jogo se inicialize.
Agora vamos dar um clique duplo sobre "Game1.cs" para ver seu código. Já no começo do arquivo nos deparamos com umas linhas de códigos começadas com "using". Esses "usings" são chamadas externas que o programa faz para poder executar o que é pedido, ou os "Name Spaces". Seguindo encontramos o código de linha "NameSpace Tutorial1". que é o "Name Space" de nosso jogos, caso criemos um novo em uma pasta diferente teremos que declarar onde essa pasta está usando o "using".
A linha a seguir é "public class Game1 : Microsoft.Xna.Framework.Game"
Classes... hum... Aqui criamos a classe principa de nosso jogo, uma classe publica com o Nome de "Game1" e é extendida pela classe "Microsoft.Xna.Framework.Game".
Não vou entrar em mais detalhes sobre classes mas se você não sabe muita coisa vou deixar um link para que você aprenda algo mais.
O resto do arquivo é composto por nossas variaveis e processos. Processos começando e terminando com Chaves ({,}) e linhas terminando sempre com ponto e vírgula (;). De uma olhada rápida e verá que temos os seguintes procedimentos:
Game1(){} - É a classe construtora do nosso jogo, tudo começa aqui. Criamos nossa variável "graphics" "e root.content"
Initialize(){} - Inicializa os componentes do jogo
LoadContent(){} - Carregar tugo o que nosso jogo vai precisar para rodar, desde das fontes de texto aos objetos 3D, passando por câmeras, luzes e tudo o mais
UnloadContent(){} - Descarregar tudo o que precisa ser descarregado.
Update(){} - Tambem vem intuitivo, aqui vai rodar a lógica de nosso jogo.
Draw(){} - Desenha, desenhar e desenhar. Tudo, objetos, mapas, textos
O segundo "Project" é o "Tutorial1Conten" e nele iremos guardas nossas fontes de Texto, texturas, sons, modelos e tudo o que for de conteúdo.
Agora sim, na próxima aula vamos colocar a mão na massa.
Cara, muito obrigado, você fez uma otima explicação, sou totalmente novo, e estou aprendendo programação por conta própria, e suas explicações vieram como mamão com açucar. AHDAHDADHA
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